Especialidades

A Clínica realiza atendimentos nas áreas de ginecologia clínica e cirúrgica, vídeo-laparoscopia, cirurgia do assoalho pélvico, histeroscopia, mastologia, obstetrícia e medicina fetal.

Oncogenética

Em 2013 nossa Clínica desenvolveu uma parceria com o Dr. Arnaldo Urbano Ruiz para atender de maneira multidisciplinar pacientes com Câncer e também aquelas famílias que tem suscetibilidade genética ao câncer. Assim os exames para o estudo das mutações genéticas ao câncer são colhidos em nossa Clínica e analisados em diversos centros especializados no Brasil e no exterior.

A espécie humana possui, aproximadamente, 30 mil genes que podem operar por vias complexas, interagindo entre si e com o ambiente. Estima-se que cerca de oito mil doenças sejam causadas por mutações em genes únicos. São doenças monogênicas nas quais há preponderância da influência genética em seu aparecimento. Por esta razão os genes nela envolvidos são ditos de alta penetrância e os indivíduos afetados são denominados predispostos, com chance elevada de desenvolverem uma determinada neoplasia, geralmente em idade precoce.

Um exemplo são as mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, responsáveis por cerca de 5 a 10% de todos os casos de tumores da mama, sendo ainda a eles atribuído papel distinto mas importante nos tumores esporádicos de mama. É importante mencionar a Síndrome de Câncer de Mama e Ovário Hereditários (SMOH). Estima-se que 5% dos cânceres de mama e 10% dos cânceres de ovário estejam relacionados com mutações germinativas em genes de alta penetrância – BRCA1 e BRCA2.

É importante mencionarmos algumas formas de câncer possivelmente hereditário que merecem orientação e exames moleculares especiais:

Melanoma maligno familial
Síndrome de Câncer Colorretal Hereditário Sem Polipose
Polipose Adenomatosa Familial
Síndrome de Li-Fraumeni
Neoplasia Endócrina Múltipla tipo I
Neoplasia Endócrina Múltipla tipo II
Doença de Von Hippel-Lindau
Neurofibromatose tipo I
Retinoblastoma hereditário
Câncer gástrico difuso hereditário
Síndrome de Câncer de Mama e Colorretal Hereditários

As famílias que possuem histórico de câncer hereditário são atendidas em consulta genética especializada, exames genéticos específicos são indicados, colhidos e analisados e posteriormente é indicada a terapêutica cirúrgica a cargo do Dr. Arnaldo Urbano Ruiz e quando necessário outras equipes em oncoplástica e oncologia clínica são incorporadas para que os pacientes recebam um tratamento integrado.